O estúdio Warner Bros. prevê uma agressiva campanha para que "Harry Potter e as relíquias da morte: Parte 2" garanta um bom resultado na próxima edição do Oscar, informou nesta terça-feira (2) a revista 'Variety'.
Como ocorreu com "O retorno do rei" (2003), a terceira parte da saga "O senhor dos anéis", que conquistou 11 estatuetas douradas graças à estratégia do estúdio, a Warner Bros. procura capitalizar o sucesso na bilheteria e o reconhecimento artístico desta saga.
Segundo a publicação, o último filme da franquia de "Harry Potter", atualmente em cartaz nos cinemas, contará com uma campanha cujo objetivo final é abocanhar a estatueta de Melhor Filme, como já ocorreu com o projeto de Peter Jackson. "O retorno do rei" ganhou 11 categorias do Oscar, entre elas a de Melhor Filme, Melhor Diretor (Jackson) e Melhor Roteiro Adaptado (Fran Walsh, Philippa Boyens e Jackson).
Os executivos da Warner sustentam que o Oscar de 2012 pode servir como reconhecimento global a uma das sagas mais bem-sucedidas e populares dos últimos 10 anos, uma noção que serviu para concretizar o triunfo de "O retorno do rei". A primeira parte dessa franquia, "A sociedade do anel" (2001), ganhou quatro Oscar, e a segunda, "As duas torres" (2002), conquistou dois, todos em categorias técnicas.
A saga de Harry Potter gerou mais de US$ 7 bilhões na bilheteria de todo o mundo e serviu para lançar ao estrelato jovens atores como Daniel Radcliffe e Emma Watson, que o público viu crescer na telona. A revista sugere que o filme deve receber várias candidaturas, especialmente nas categorias técnicas, enquanto até agora nenhum dos sete filmes anteriores da saga levou uma estatueta dourada para casa.